sexta-feira, 9 de maio de 2008

Brucutus em ação

Neste momento tropas da PM paraense agridem dezenas de professores e servidores da rede pública que bloqueiam a avenida Augusto Montenegro, em frente ao Palácio dos Despachos, sede do governo do Estado, na periferia de Belém. Os grevistas exigem ser atendidos pela governadora ou por comissão de secretários, mas a resposta veio com bombas de gás, balas de borracha e spray de pimenta. Há professores feridos e alguns teriam sido presos pela polícia.
A categoria completa hoje 17 dias de paralisação por melhores salários e já enfrentava a intransigência da administração do PT, que resolveu dispersar a manifestação através da violência.

Atualização em 12h20

O trânsito segue tumultuado em frente ao Palácio dos Despachos, mas os manifestantes que bloqueavam a via foram dispersos com violência pela PM. Há vários servidores com ferimentos por tiros de balas de borracha. Eles farão exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal, e em seguida deverão registrar ocorrência na Polícia Civil contra os policiais militares envolvidos na repressão à greve. Há, pelo menos, um manifestante preso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Definitivamente, hoje, o estado é um poço de ingovernabilidade. É isso que a governadora chama de "Terra de Direitos"?

Anônimo disse...

Querias o quê? Esqueceu que o novo slogan desse governo é Pará: Terra de Direitos. Taí.

Antonio Fernando

Anônimo disse...

por que para protestar tem que se fechar ruas e avenidas?

Anônimo disse...

Aldenor, volto com a minha indignação: tanto sonho sonhado e agora destroçados. Vou à estante onde os livros de marx estão cheio de teias de aranha e traças, e então recorro - quase que desesperadamente - à Hannah Arendt, para entender que somente no espaço público é possível cada um mostrar para o melhor ou para o piro, através de palavras e ações, quem é e do que é capaz (celso lafer, na introdução à edição brasileira de "a condição humana"). Pelas ações de Ana, na esfera pública do governo estadual, já é possível saber a que ele veio - e parece que foi para pior. Desculpe a falsa erudição, mas esse governo se pensa como o melhor - o que é um totalitarismo entranhado, dirias "stalinismo"? _ e não admite oposição. Quem diria - ou melhor quem compreende? - essa dialética nefasta de quem justamente aquele que prometia ser o melhor é agora quem faz o trabalho sujo?

Anônimo disse...

Aldenor, porque você não põe as fotos do conflito no blogue? É importante, pois a grande imprensa não publicará.