sábado, 26 de abril de 2008

Bandeira macabra

Idolatrando a morte, policiais do temido Batalha de Operações Especiais (BOPE ) carioca hastearam uma enorme bandeira da tropa de elite, toda negra com o desenho de uma caveira ao centro, no alto da Vila Cruzeiro, zona norte do Rio, em mais uma operação de guerra contra traficantes, espalhando o pânico entre a população civil. Concluída a cerimônia de "posse" do território, os policiais gritam repetidamente "caveira", a palavra de ordem da corporação.
A história vai se repetindo como tragédia. Os violentos policiais militares, que agem como se tivessem licença ilimitada para matar, reproduzem, mesmo sem saber, o antigo brado dos fascistas espanhóis durante a Guerra Civil (1936-1939). Enquanto fuzilavam sem piedade as forças republicanas e dizimavam a população civil, eles gritavam "abaixo a inteligência, viva a morte".

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas o que fazer para conter traficantes que agem impondo suas próprias leis, detendo o direito de decidir o destino de comunidades inteiras.
Destroem jovens e famílias e só pensam em fortuna, dinheiro e armas.
Li outro dia no jornal que uma família paupérrima foi expulsa da favela do Alemão por não ter aberto a porta para um traficante que tentava se refugiar de uma investida da polícia.
Depois que passou o confrinto e o taraficante foi pego, os chefões impuseram a expulsão da família que acabou em baixo de um viaduto.