segunda-feira, 7 de abril de 2008

E o Oscar vai...

Merece figurar no mais alto pódio do corporativismo e da insensibilidade social a Nota de Desagravo, publicado neste domingo (06) na imprensa, pela Associação dos Magistrados do Pará - AMEPA. O apoio incondicional que os juízes paraenses emprestam à polêmica decisão do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado que livrou de processo a juíza Clarice Andrade - aquela que permitiu que uma adolescente de 15 anos permanecesse presa, por quase um mês, em uma cela imunda com 20 homens, para ser espancada e estuprada em sessões diárias de tortura - revela que estamos diante de um problema estrutural. De estrutural ausência dos mínimos requisitos morais para o exercício de uma função pública.

3 comentários:

Anônimo disse...

O que mais causa repugnância, é a afirmação dessa senhora de que sabia da prisão, mas não era menor, como se também não fosse crimino e imoral a prisão de uma mulher com vinte homens numa mesma cela.
não é o caso do movimento de mulheres se manisfetar sobre o assunto?ou estão será que também estão encarceradas ao poder do governo do estado?

Anônimo disse...

07/04/2008 10:52

NÃO É SÓ O BBB


Recebo alguns emails falando sobre o processo de imbecilização promovido, por exemplo, pelo Big Brother. Mas acho que a imbecilização não passa apenas por aí.

II
Creio que outras questões façam parte desse processo. E vou dar alguns exemplos -


1. Venda das bacias petrolíferas: o petróleo já bateu 110 dólares. O subsolo nacional pertence a você, brasileiro. E está sendo vendido.


2. Transgênicos - Não falo da planta, da modificação genética. Falo da aplicação maciça de glifosato, um derivado do agente laranja, que agora foi classificado pela ONU como Altamente Tóxico. Está aí, nas lavouras de soja do País inteiro. Contamina o subsolo, é carregado pela chuva, chega aos reservatórios de água.

3. Moralidade no varejo e banditismo no atacado - Todos os dias há uma gritaria de moralidade no varejo: pagamento de uma conta do almoço à delegação chinesa por meio do cartão corporativo. E, no atacado, ou seja, os bilhões carreados pelas taxas de juros absurdas, ninguém fala nada. Pelo contrário, é uma "política responsável" de manter as taxas de juros no maior ou segundo maior patamar do mundo.

4.
Descumprimento de decisão judicial - o Governo Federal descumpre decisões judiciais, particularmente no caso Aerus. Está autorizado a não pagar multa diária, e não a não pagar as aposentadorias e pensões.

5.
Autorizações absurdas na previdência complementar. Agora, foi inventado o tal "saldamento". Em vez de retirar patrocínio, que obrigaria a patrocinadora a pagar o que deve, a Secretaria de Previdência Complementar inventou um "saldamento" que lesa os participantes.

III
São apenas exemplos, há muito mais coisa. O processo de imbecilização não significa, apenas, assistir ao Big Brother. Significa achar que nada mais é de nossa conta a não ser nossa conta bancária, com o perdão do trocadilho. O País pode se dar mal, nossos filhos podem ficar sem mercado de trabalho, as riquezas nacionais podem ser doadas ou vendidas. E isso não é problema nosso. O problema é o Big Brother.

IV
O grande processo de imbecilização é esse: não é o voyeurismo de muitos e o exibicionismo de poucos. É achar que todo o restante é problema dos outros, que petróleo é problema de petroleiro, que aposentadoria é problema de aeronautas, que saldamento é problema do pessoal dos correios.

V
O direcionamento do pensamento é tão brutal que a própria televisão inventou um culpado: o Big Brother. Não é. O processo de imbecilização é muito maior, é o de quem acha que sequer precisa pensar no seu próprio País.


enviada por castagna maia www.castagnamaia.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

Que Deus continue iluminando a magistratura paraense e que o livre e guarde de todo o mal. E que jamais seus filhos e filhas precisem passar pelo mesmo martírio que esta adolescente presa com 20 homens passou.