sábado, 26 de abril de 2008

Diferenças que enganam

Qual é mesmo a diferença entre um democrata e um republicano nos Estados Unidos? Alguns responderão que o mundo ficará mais seguro se, por exemplo, a democrata Hillary Clinton vencer o candidato republicano John McCain. Será verdade? As aparências estão sempre aí para enganar.
Uma declaração de Hillary Clinton nesta semana serve para dissipar as dúvidas. Acossada pela onda que ameaça conduzir Barak Obama à vitória nas prévias democratas, ela resolveu radicalizar: se o Irã resolver atacar Israel, será "totalmente destruído" pelos Estados Unidos. Uma declaração destemperada e perigosa como esta estaria muito bem na boca de qualquer expoente dos neocons, os ferozes ultra-direitistas que ascenderam ao poder durante os dois mandatos seguidos de Bush.
Por trás as diferenças de enfoque e de nuances relativas a aspectos acessórios da política interna e externa, os dois maiores partidos estadunidenses são mesmo farinha do mesmo saco.

Um comentário:

Alan Lemos disse...

Jota-erri, eu sei que ambos são bem neoliberais e etc.

Mas a principal diferença é bélica:
em quase todos os governos republicanos, os EUA se metem em Guerra, a última antes dessas foi a I Guerra do Golfo, logo antes do Bill Clinton assumir. Com democratas, não.

Democratas preferem não torrar dinheiro em guerra, mas sim em obras, serviços e pesquisas dentro de território estadunidense. Já os republicanos preferem financiar guerra em detrimento de investimentos internos, tornando as relações exteriores fisicamente mais violentas.

Meu pai tem amigos em estados dos EUA e quase toda semana reporta como estão as coisas por lá: menos verba está indo para pesquisas e para universidades, entre outros setores ..isso está revoltando muita gente.

Segundo essas fontes, os EUA realmente querem um presidente democrata em 2008, por isso a prévia republicana foi morninha e a democrata está um verdadeiro incêndio.

Abraços