terça-feira, 29 de abril de 2008

O risco está aqui mesmo

Parece ter retomado com força quase histérica a denúncia de uma suposta internacionalização da Amazônia. Os defensores desta teoria conspiratória enxergam nos povos indígenas e nas ONGs uma ameaça iminente contra a soberania nacional. Militares de alta patente, doutores de produção acadêmica mais ou menos duvidosa, setores da mídia conservadora, parlamentares ventríloquos de interesses escusos e empresários marcados pela nódoa da ganância desmedida, todos de olho gordo na abertura de novas frentes de devastação.
No contrafluxo desta recaída xenófoba, foi lançada em Brasília uma Carta Aberta ao presidente da República, subscrita por dezenas de personalidades da sociedade civil, alertando para a existência de outros perigos que rondam a sobrevivência da maior floresta tropical do mundo. E esses riscos, cada dia mais concretos, devem ser buscados aqui mesmo, embutidos em diversos projetos que tramitam no Congresso Nacional.
Entre as propostas denunciadas como um atentado à soberania nacional ocupa lugar de destaque a recente Medida Provisória 422/08, cópia legítima de um projeto de lei do deputado ruralista Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), que pretende legalizar a grilagem de terras públicas na Amazônia, tendo sido batizada de PAG (Plano de Aceleração da Grilagem).
Para quem se interessar, o conteúdo completo da Carta Aberta pode ser baixado aqui (
http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/lula-e-congresso-recebem-carta).

Nenhum comentário: