quarta-feira, 16 de julho de 2008

My Beautiful Laundrette

De longe parece um saudável banco de investimento, vitaminado pela nuvem de bilhões de dólares que cobre o planeta, ávido por alcançar alta rentabilidade em ambientes de perfeita "segurança jurídica". Seus gerentes são executivos tão fartos em ambição quanto econômicos em termos éticos. Nada, absolutamente nada, deveria obstruir sua trajetória ascendente rumo ao Olimpo da lucratividade máxima. Mas, olhando com atenção, tratava-se de uma gigantesca lavanderia, especializada em gerar fortunas instantâneas e lavar uma montanha de dinheiro de origem duvidosa.
Tudo se encaminharia para um final feliz caso não houvesse, como pedras pontiagudas no meio do caminho, persistentes e resolutos jovens integrantes do Poder Judiciário - o juiz e o promotor, ambos carregando sobrenomes que remetem à distante Itália de seus antepassados, berço de tantas máfias e também de magistrados de honra e mãos limpas - além uma equipe de policiais federais disposta afrontar o establishment da corporação.
Pois bem. O caso Daniel Dantas e de seu Opportunity pode dar em nada, ou quase nada. Ou, ainda, cedo ou tarde, pode destampar o caldeirão de imundices em que a elite brasileira está afundada até o pescoço.
Um dos fios que pode servir de estopim de um escândalo de proporções oceânicas é a lista de 84 pessoas físicas ou jurídicas que a PF julga ter pilhado em remessas ilegais para o Opportunity Fund, sediado nas paradisíacas Ilhas Cayman. Apesar de protegidas pelo sigilo, foi possível mapear a autoria de contas referentes a pouco mais de US$ 230 milhões dos quase US$ 2 bilhões movimentados pelo fundo entre 1992 e 2004. É dessa montanha de dados que podem surgir histórias escabrosas de sonegação fiscal e, sobretudo, de remessa e multiplicação de fortunas obtidas por meio de fraudes, corrupção ou até de atividades relacionadas com outros estamentos do amplo mundo do crime.
Mas, pelo andar da carruagem, tudo pode terminar em nada, ou quase nada.


Um comentário:

David Carneiro disse...

Fala Aldenor! Sou o David, l� do CADEL da UFPA. Tive com voc� pra convidar o Nery pro nosso evento. To passando aqui tamb�m pra divulgar o meu blog www.tribunadodavi.blogspot.com. Um grande abra�o!