terça-feira, 1 de julho de 2008

O grilo da Vale

Após meses de denúncias dos movimentos sociais e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), agora foi a vez do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) reconhecer que a Vale é invasora em uma área de 7.400 hectares da União em Ourilândia do Norte, sudeste do Pará, onde hoje implanta o bilionário projeto Onça Puma de exploração de níquel. Pelo menos 53 assentados foram coagidos pela empresa a vender seus lotes, entre 2003 e 2007, sem que o órgão fundiário federal concedesse qualquer tipo de autorização.
Se for levado às últimas conseqüências, o processo pode levar à suspensão do projeto de US$ 2,2 bilhões. Não há, porém, quem acredite que o governo Lula seja capaz de fazer valer a lei quando interesses tão fabulosos estão em jogo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é o Pará que Vale. Esse é o presidente que temos: na hora de escolher entre os despossuídos e os ladrões que, com o conluio de Fernando Henrique Cardoso roubaram o patrimônio Nacional, ele fica do lado do arrogante e despreparado Roger Agnelli.