sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Inteligência policial: quando e para quem?

A prisão do primeiro integrante da quadrilha que vitimou o médico Salvador Nahmias foi, sem dúvida, um ponto para a Polícia Civil. Todavia, muitas perguntas restam sem resposta e pairam sobre a suposta eficiência do aparato policial do governo do Estado.
Primeiro: por que a tal "rede de informantes" só é acionada com êxito após a ocorrência de um crime de ampla repercussão, geralmente envolvendo vítima da classe média alta ou de algum círculo da chamada elite?
E, segundo: a polícia teria em seu poder um mapeamento prévio das principais quadrilhas de assaltantes a bancos ou do chamado crime da "saidinha". Por que esses bandos não são desarticulados e seus membros presos e entregues à Justiça antes que sejam consumados crimes de morte?
A cúpula da Segurança do Estado, que se move por espasmos e empurrada por uma dolorosa sucessão de tragédias, bem que poderia chamar para si a busca destas e de outras respostas, antes que o descrédito e o clima de pânico se consolidem de vez.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Junior.
Neste final de ano, o "Pomada na Virilha", que há 10 anos, em formato Newsletter contava sobre os comichões e coceiras políticas da planície, estará de volta.
Nosso editor chefe, Tião Freitas, já está na Amazônia e promete divulgar a lista dos "10 Nais" antes do final do ano.
Agradeceria a publicação.
Francis Mescouto
Assessor de Imprensa do Pomada na Virilha