segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Palavras que o vento não leva

Um atento leitor deste blog envia uma matéria esclarecedora: "Araceli alerta para exploração sexual em Portel", publicada no site da Assembléia Legislativa do Pará, em 10 de maio de 2006. Naquela ocasião, a ex-deputada do PSOL que presidia a Comissão de Direitos Humanos, usara a tribuna para denunciar as gravíssimas violências sexuais que crianças e adolescentes de Portel, na Ilha do Marajó, estavam sofrendo. Entre outras casos, vinha à tona o envolvimento do vereador Roberto Alan de Souza Costa, o Bob Terra, acusado de ter estuprado uma menina de 13 anos em abril daquele ano. Foi aí que o deputado Luiz Sefer, à época líder do PFL, fez uma enfática defesa do vereador, uma "pessoa de bem", que estaria sendo "vítima do momento eleitoral".
Um trecho do discurso do deputado, hoje no epicentro de uma denúncia de violência sexual contra uma criança de 9 anos, pode dar pistas sobre o que ele pensa sobre o assunto:

"(...)

O deputado alegou que Bob Terra namorava normalmente a adolescente e que a relação sexual entre eles era conseqüência desse namoro. “A moça foi levada a exame de conjunção carnal e foi visto que a perda de virgindade dela não era recente, já datava de muito tempo atrás”, apontou Sefer, para quem o problema reside no Código Penal, que, na opinião do parlamentar, precisa ser revisado.
“Quantas mulheres de 17, de 16 anos, já têm vida sexual normal? Todo mundo sabe disso. Se algo está errado são as nossas convenções sociais, o nosso costume social”, disse Sefer".


Para ler a íntegra da notícia e tirar suas próprias conclusões, clique aqui.

Nenhum comentário: