terça-feira, 23 de dezembro de 2008

À sombra do desastre

Um pequeno anúncio, perdido numa página que quase ninguém lê, entre outros tantos avisos e editais publicados nos grandes jornais paraenses. Mas é ali mesmo, neste insignificante edital de raros centímetros quadrados, que a Vale, sempre ela, anuncia a quem interessar possa que já recebeu do governo Ana Júlia (PT), através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Licença Prévia para a construção da Usina Termelétrica de Barcarena, com potência instalada de 600 MW. Um detalhe fundamental não deve passar despercebido: a fonte para a geração de energia elétrica será o carvão mineral, uma das mais perigosas e poluidoras existentes.
Os argumentos do Ministério Público Estadual contra o licenciamento, vencidos pelo rolo compressor da nada santa aliança entre o PT e a Vale, podem ser consultados aqui.
Já os quase 40 MB com o palavrório constante no EIA-RIMA elaborado pelos consultores da Vale está disponível para download no site da Sema.
A leitura atenta dos dois documentos mostra o antagonismo entre projetos de desenvolvimento distintos, muito além do discurso fácil e das jogadas ilusionistas sustentadas pelo marketing governamental.

2 comentários:

Anônimo disse...

É assim que esse governo petista vai impondo a todos nós, na calada da noite: Pará, Terra de Direitos.

Anônimo disse...

Aldenor, Barcarena já pode ser chamada de a Cubatão paraense. Para deleite e muito mais dólares para a Vale e outras multinacionais da área. enquanto isso, governo, MP, Justiça que é bom necas. Pobre povo ribeirinho de Barcarena!!!!!!!!!!!!!!!!!!