sábado, 19 de janeiro de 2008

Porcódromo

Barricadas de fogo, passeatas e fechamento de lojas. Tumulto generalizado na principal área comercial da cidade. Nas primeira horas de hoje começou a anunciada batalha campal em plena Avenida Presidente Vargas, centro de Belém, entre ambulantes e as forças da ordem encarregadas de executar a decisão da Justiça Federal que determinou a imediata desocupação das calçadas em frente à agência central dos Correios. Revoltados com o despejo iminente, os camelôs prometem resistir e denunciam o descaso da Prefeitura. Dizem que não vão, de jeito nenhum, para o terreno do Basa, bem próximo dos Correios, que o governo municipal oferece como alternativa de relocação. É um "porcódromo", afirmam as lideranças dos trabalhadores informais. O conflito tende a se a profundar nos próximos dias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pô, é só em frente dos correios que a Justiça Federal determinou? É pouco. Devia ser tudo. Do Centro à esquina do IEP.
Esta situação é o exemplo de como descaso e falta de coragem dos governantes de Belém levam a bagunça completa da ocupação do solo.
Aqui é terra de ninguém. Não vale o público, tudo é privatizado para atender aos mais variados interesses e, principalmente, vícios. Aí depois vem liderança disso e daquilo, vem polícia baixando a porrada, e sempre aparece algum pedindo uma reunião para discutir a situação.
Discutir o quê, prezado jornalista, o interesse de algum político ou partido de olho no voto dos "descontentes". Sim, porque ilegalidade só se discute quanto ao agente, os atenuantes e as penas.

Anônimo disse...

Me lembro do Edmilson, que deixou totalmente liberada a Praça do Operário.

Anônimo disse...

Oi Jr,

Hoje uma notícia importante: mais de 8 milhões de cubanos estão votando neste domingo, 20/01/08, para eleger os novos 614 integrantes do Congresso e os deputados provinciais. O novo Congresso elegerá o presidente do Conselho de Estado - título oficial do chefe do Executivo, que tem como titular Fidel Castro, 81 anos, cargo ocupado interinamente pelo ministro da Defesa, Raúl Castro.

Ressalto que no sistema eleitoral cubano todos os candidatos concorrem independentes de partidos políticos e os deputados não ganham salários. Lá também o voto não é obrigatório.

Em Cuba, onde se respira alegria, solidariedade e liberdade, a democracia é muito, muito mais viva do que entre nós.

Um abraço e viva a Revolução!