terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ranking macabro

Agora é oficial: Tailândia, no nordeste paraense, com 64 mil habitantes, a 260 quilômetros da capital, é o 6o município do ranking nacional de homícidios por habitantes. O triste reconhecimento faz parte da pesquisa "Mapa da violência dos municípios brasileiros 2008", referente ao ano de 2006, divulgada hoje pela Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (Ritla). Entre os dados, a pesquisa aponta uma grande concentração da violência em apenas 10% dos municípios brasileiros, com mais de 73% dos homicídios ocorridos no Brasil.
Quem conhece os estreitos laços que aproximam toda sorte de atividades ilegais (extração ilegal de madeira, grilagem, roubo de cargas, etc.) com as estruturas da corrompida política daquele município, não se assustam com a manutenção de Tailândia em posição tão vergonhosa (já integrou a listagem dos 10 mais violentos numa prévia da pesquisa divulgada no ano passado, com dados até 2004).
Não será mera coincidência que após a prisão, no final do ano passado, de um grupo de extermínio que tinha como cabeça um vereador da base do atual prefeito, Paulo Jaster (PSDB), o notório Macarrão, as estatísticas de assassinatos em Tailândia tenham caído vertigionosamente. Causa e efeito, para demonstrar que é possível - e indispensável - combater de forma eficaz e imediata o crime organizado que há muito se apossou do destino dessa importante região do Pará.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esquecimento, entre os assassinatos que ocorreram em Tailandia, esta o do Ex Prefeito Nazareno do PSB, em situação de clara execução, cuja autoria nas ruas se diz ser do Macarrão, e até hoje não se chegou aos culpados, com a palavra a Governadora.

Anônimo disse...

O poster pode fornecer o link da pesquisa completa?

Aldenor Jr disse...

Anônimo das 07:57,

A pesquisa completa, inclusive com a base de dados dos 5.564 municípios, pode ser encontrada em http://www.ritla.net/
Vale a pena pesquisar.