quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Um punhado de pó

Traficantes morrem em tiroteio. A notícia poderia descrever uma cena corriqueira em algum dos violentos morros cariocas ou mesmo nas abandonadas periferias de Belém. Nada disso. A matéria de hoje no Diário do Pará relata a morte de dois homens acusados de tráfico de drogas no município do Acará, a 153 km de Belém. O confronto pelo controle de pontos de venda da droga ocorreu no meio da rua, no bairro Pantanal, e deixou mais três feridos a bala. Um rastro sangrento de um fenômeno que não chega a ser recente. Há muito que vários municípios da região Guajarina – Abaetetuba, Barcarena, Acará e Bujaru, principalmente - viraram rotas seguras para o tráfico de cocaína e para o plantio de maconha. O violento inchaço dessas cidades – em maior ou menor grau impactadas pelos grandes projetos instalados em suas proximidades – serve de caldo de cultura para a expansão do crime, enquanto a presença do Estado é praticamente nula.
O que estará faltando para que as forças policiais deflagrem uma bem planejada operação para desarticular esses grupos criminosos?

Um comentário:

Anônimo disse...

A Terra Firme há muito tempo que está entregue às mãos do tráfico pequeno e até médio. além de locação de arma e outras mazelas. As famílias da área clamam por segurança, mas ninguém a escutá-las. Belém em pouco tempo será uma das cidades mais violentas se o Estado não abrir os olhos e resolver agir, de fato. Vamos aguardar pra conferir as ações do senhor Geraldo Araújo. é ver pra crer.