quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Um passo à frente

Leitores do Página Crítica há muito sabiam das vicissitudes que a pré-candidatura de Mario Cardoso enfrenta no PT. O que pode ter aparecido como novidade para os leitores de coluna Repórter 70 na edição de hoje de O Liberal, através da notinha intitulada "Fora", já havia sido filtrado, por diversas vezes, neste espaço.
Para refrescar a memória:

Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2008

Passaporte carimbado

Mário Cardoso, ex-secretário estadual de educação e virtual candidato a prefeito de Belém pelo PT, só não assumirá uma vaga de conselheiro do TCM se não quiser.Apesar dos desmentidos protocolares, a decisão de Mário abandonar a disputa estaria muito perto de ser anunciada. Se isso se confirmar, não significa que o caminho está livre para as pretensões da deputada Regina Barata, por enquanto a única outra pré-candidata que postula a indicação do partido. Sob sigilo - relativo, é claro - outras possibilidades estão sendo pacientemente articuladas, garantem fontes com amplo acesso à cúpula petista paroara.


Segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2008

Mário, o breve

Periga não chegar até a Páscoa a pré-candidatura a prefeito de Belém do ex-secretário estadual de Educação Mário Cardoso (PT). Poucos são os que ainda acreditam na viabilidade dela e menos ainda os que se dispõe a se cerrar fileiras em torno de seu nome numa eventual prévia.Tanto é assim, que dois dos principais generais petistas – cada um tendo sob seu controle muitas Brigadas e Divisões espalhadas por todo o Estado – procuraram a governadora Ana Julia para uma conversa ao pé do ouvido. Trataram de eleições. Da de 2008 e, principalmente, da de 2010. Muito falaram, mas o nome de Mário Cardoso sequer foi pronunciado. Buscam uma alternativa para a sucessão de Belém, desde que o nome permaneça nas fronteiras do antigo Campo Majoritário. Prometeram apoio – sem prévias, é claro – ao nome da governadora para a ainda distante reeleição daqui a três anos. Saíram de mãos abanando e com a nítida impressão de ter deixado uma Ana Julia com o humor mais azedo que de costume.

2 comentários:

Anônimo disse...

Junior,
Por mais que alguns setores de dentro e de fora do pt, o Mário é candidato sim, e fortissimo. É uma pena que não possamos ter o Edmilson como vice. Seria muito bom.
Fábio...

Aldenor Jr disse...

Caro Fábio (será um nome fictício?),

Mário possui apoiadores dentro do PT, isto é inquestionável. Muitos militantes lutam, algo desesperadamente, para que ele não desista de sua pré-candidatura. Apesar de legítima, essa poderá ser uma batalha vã.
Antes de dar as notas sobre o que chamei de "vicissitudes" que cercam o outrora favorito entre 9 de cada 10 petistas, cruzei várias fontes. Do apurado, ficou a certeza:
1)São verdadeiras as tratativas para tirar Mário do jogo; isso envolve a alta cúpula do governo do Estado e importantes cardeais petistas;
2)Mário tem participado e sinalizado a aceitação aos termos que estão sendo propostos, inclusive a nomeação a uma vaga do TCM;
3)É verdade que o nome do secretário Valdir Ganzer voltou a ser falado de forma séria e insistente nas últimas semanas. Ele seria uma terceira via, entre Mário e Regina;
4)A deputada Regina Barata é candidatíssima. Disso não faz qualquer segredo. Aliás, recebe o calor oficial para levar adiante suas pretensões, que são igualmente legítimas;e
5)Não se trata de intriga a afirmação de que parte da cúpula do PT namora a possibilidade de acordo com Duciomar. Desde o primeiro turno, com o partido indicando o vice (ou a vice), ou no segundo, caso o candidato petista não obtenha sucesso.
Quanto a Edmilson ser vice de Mário, com todo respeito, trata-se, até onde pude apurar, de um sonho tão impossível quanto o PT retornar às suas formulações programáticas de 15 anos atrás. Como se sabe, a história constuma seguir adiante, aparentemente devagar ou aos saltos, mas nunca por meio de um triplo mortal de costas.