Socos, pontapés e tiros de balas de borracha. O grupo de detentos do Centro de Recuperação de Americano 3, em Santa Izabel (38 quilômetros de Belém), não teria tido qualquer chance de reação. Pelo menos cinco detentos foram torturados barbaramente, segundo relato deles próprios ao Promotor de Justiça Aldir Viana. A sessão de espancamento teria ocorrido no início da tarde do dia 1, ironicamente Dia da Paz Universal.
"Que lesões houve, não tenho dúvida. Os presos dizem desconhecer os motivos que levaram os policiais a agir daquela forma. E mesmo que tenham sido motivações graves, nada justifica o nível de violência que eu pude constatar", afirmou membo do Ministério Público Estadual à reportagem de O Liberal.
Diante da dramática recorrência de casos de torturas e maus-tratos, parece ser urgente que alguém lembre às autoridades de segurança pública do Pará que o Brasil é signatário do Pacto de San Jose (1969, ratificado pelo Brasil em 1992). Um caso como esse pode se transformar em denúncia formal junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Mais uma condenação à vista.
Um comentário:
Além das autoridades serem lembradas do Pacto de San Jose, deveriam saber também que o Presídio São José já acabou, Kaput!
Postar um comentário