terça-feira, 3 de junho de 2008

Águas turvas

Que autoridade brasileira terá autorizado a venda pela Embraer, em fevereiro passado e por US$ 4,5 milhões, de um Super Tucano, modelo Emb314B1, à Blackwater WorldWide, tida como líder mundial na área de serviços de defesa, mas na verdade uma gigantesca e multibilionária agência de soldados mercenários, com fortíssima presença na guerra do Iraque?
A legislação brasileira proíbe a venda de equipamentos militares para empresas que os utilizem em conflitos armados que já estejam em curso no momento da transação comercial. Segundo revelou o jornalista Roberto Godoy, do Estado de São Paulo, a venda da aeronave, idêntica às utilizadas pela Força Aérea Brasileira, resultou de um processo sigiloso de negociações entre os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores com o governo de George W. Bush, principal padrinho e financiador da nova versão dos soldados da fortuna. E ponha fortuna nisso: a Blackwater detém uma carteira de 987 contratos oficiais, totalizando algo em torno de US$ 1,2 bilhão.
Com as mãos manchadas com muito sangue de iraquianos – o último massacre registrou o assassinato de 17 civis iraquianos em Masur, em setembro do ano passado – os executivos da Blackwater estão às voltas com várias investigações em curso no Congresso dos Estados Unidos. O que falta para que nossos congressistas iniciem, sem demora, uma investigação que possa lançar luz a este nebuloso episódio?

Nenhum comentário: