sexta-feira, 20 de junho de 2008

Um genro muito especial

A cada dia os políticos do PSDB se enrolam mais no escândalo envolvendo o pagamento de propinas pela multinacional francesa Alston. Contratos sem licitação, preços superfaturados, aditamentos que se estendem por mais de 15 anos, valores que ultrapassam, em muitos casos, muitos bilhões de reais, enfim, todos os ingredientes para colocar os tucanos paulistas no topo do ranking nacional da malversação de recursos públicos.
Agora, documentos obtidos com exclusividade pela Folha de São Paulo na Suíça, comprovam que os executivos da Alston, em outubro de 1997, pagaram um suborno de R$ 8,25 milhões a um emissário do governo paulista à época, para assegurar um contrato de R$ 110 milhões da Eletropaulo. O secretário de Energia neste momento era David Zylbersztajn, ex-genro do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Conhecido como um dos principais defensores das privatizações da era FHC, Zylbersztajn coordenou a venda do setor elétrico paulista, durante a gestão Covas, sendo guindado, em 1998, para a estratégica Agência Nacional de Petróleo (ANP), onde foi o cérebro e o braço privatista na abertura do capital da Petrobrás, um dos mais duros golpes contra a soberania nacional em todos os tempos.

Nenhum comentário: