segunda-feira, 30 de junho de 2008

O abismo é mais embaixo

A demissão sumária de toda a diretoria da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, sacramentada neste final de semana, antes de revelar o método particular de gerenciamento de crises do governo Ana Julia, sempre em busca de um bode expiatório, põe a nu uma formidável sucessão de erros.
Da reação inicial que tentou inutilmente minimizar a por si só injustificável e escandalosa morte dos primeiros 12 bebês, apresentada como algo "normal" e "dentro dos parâmetros da OMS", para a decapitação dos dirigentes e intervenção no hospital, quando o número de mortes atingiu a vergonhosa marca de 22 crianças, o consórcio PT-PMDB agiu como se não tivesse contas a prestar. No corner, apanhando de todos os lados, o governo passou a reagir por espasmos.
Ao demitir todos os diretores, cujo conceito profissional e lealdade ao PT eram inquestionáveis, ficou implícita a admissão de que, de fato, as mortes decorreriam de problemas de gestão. Contudo, além disso, era indispensável que o governo assumisse claramente suas responsabilidades até para poder cobrar a parcela que cabe aos outros atores do sistema de saúde. E mais: o caos na rede pública no Pará que explica a existência de 50% das gestantes vindas do interior sem ter recebido qualquer atendimento na rede básica, como a própria secretária de Saúde admite, não começou em janeiro de 2007. É um fenômeno bastante antigo, aprofundado pelos longos 12 anos de tucanato, sem qualquer linha de ruptura no atual governo.
De outro lado, o flagrante abandono das políticas de saúde nos municípios, em especial nas regiões mais pobres do Estado, revela a persistência da criminosa prática de desvio de recursos do SUS.

Nada disso foi falado, fazendo colar na testa da governadora Ana Julia mais uma marca negativa. Uma entre tantas que ela vem colecionando nesses 18 meses de seu tumultuado mandato.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto AIH for moeda de troca nas barganhas politicas, deputados tiverem hospitais imunes à fiscalização,tribunais de contas possuirem membros nomeados por aqueles que deverão fiscalizar, prefeitos, secretarios de saude e outros desviarem recursos, sem qualquer punição, não haverá melhora nos serviços de saude.
A saude e um dos muitos campos que so poderão melhorar depois de expurgados de todos esses politicos vampiros.
Se existe prefeito que não se approveite dos recursos do sus, educação, me apontem, porque nao conheço nenhum