quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Efeito Vietnã

Quilômetros de destruição à beira de uma estrada fantasma. O que resta da mata está sendo destruído impunemente. A queda das folhagens e a contaminação de rios, lagoas e pastagens é a parte mais visível de um atentado cujos responsáveis são bem conhecidos. Desde meados do ano passado, grandes grileiros da chamada Transiriri, que rasga clandestinamente extensas áreas de proteção integral e permanente, realizam pulverizações por avião de forma indiscriminada. Pior: utilizam um produto altamente tóxico - Nufarm 2,4-D -, sem respeitar nenhuma das rigorosas normas de segurança estipuladas pelo fabricante.
Além disso, foi adicionada uma substância amarelada, que pode ser 2,5-T, também conhecido como "agente laranja".

Depois de denunciar para meio mundo a tragédia que está vitimando os colonos da Terra do Meio, o padre italiano Angelo Pansa, 76 anos, que há décadas dedica sua vida à defesa dos pobres da região, perdeu a paciência. Diante da inércia das ditas autoridades, ele resolveu correr todos os riscos e trazer para Belém uma amostra de 2,5 litros do material tóxico. Entregue a "carga perigosa" ao Ministério Público Federal no último dia 27 de dezembro, o religioso espera que alguma coisa aconteça, antes que seja tarde demais.
"Teve lavrador usando a lata do veneno para recolher água no córrego. É um desastre e ninguém faz nada", afirma ele.

8 comentários:

Anônimo disse...

Viva!!! Vida inteligente na blogosfera!
Parabéns Aldenor!

Regina Silva

Manoel disse...

Confesso que pouco me ligo na tão badalada blogoesfera, mas espero que essa experiência, pela falta de inteligência nos blogs paraenses, tenha vida longa. A Terra do Meio, que pode ser chamada de Terra dos sem Lei, Terra dos sem direitos, Terra do sem respeito vem sempre sendo palco de ações que caracterizam a situação real de nosso Estado, sem governo. Alias o governo petista ainda não disse pro que veio.
Por isso, ter esse espaço é importante para denúncias e reflexões.
Parabéns Jr.

Manoel Amaral
Professor

Anônimo disse...

Salve Aldenor, que bom vê-lo de volta ao jornalismo. Seja muito bem-vindo e sucesso.

Aline Brelaz

Anônimo disse...

Seja bem vindo à blogesfera, caríssimo Jr. Bom ano novo!

Anônimo disse...

Caro Aldenor: As denúncias sobre os fatos que ocorrem na famosa Terra do Meio é oportuna, até porque o governo do PT se vangloria de ter criado a famosa reserva ambiental Terra do Meio, e aponta tal criação como a solução para os graves problemas naquela região. Com isso engana a opinião pública nacional e internacional. Afirme que nenhuma criação de reserva tem o condão de solucionar problemas, se a mesma não se materializar no campo e se não tiver fiscalização permanente. Pergunto: porque as Ongs QUE TANTO ATACAVAM O GOVERNO PASSADO, NÃO DENUNCIAM O ENGODO QUE É A CRIAÇÃO DE TAIS RESERVAS, DA FORMA COMO SÃO CRIADAS?

Aldenor Jr disse...

Regina, Manoel, Aline, Vera,
que bom receber a visita de vocês. Voltem sempre. A casa - mesmo bastante modesta - estará sempre aberta para vocês.

Aldenor Jr disse...

Caro Ronaldo, seja muito bem-vindo.
De fato, criar reservas ou áreas de preservação sem prover as mínimas condições necessárias para que elas virem realidade.
A sociedade paraense precisa despertar e exigir que todos os atores - federais, estaduais e municipais - se movam. Ainda há tempo.

Anônimo disse...

Companheiro Aldenor Jr.

A Blogosfera ganha muito com sua història, sua competencia e primor profissional. Parabèns. Siga em frente e sucesso.
Abraços

Araceli